top of page

FÓRUM SAÚDE

A ProduNats criou um espaço a pensar em si. Aqui pode obter todas as informações que desejar. 

A ProduNats disponibiliza profissionais da área da saúde que o podem aconselhar ou esclarecer.

Sugestões mensais

A Relevância da Prevenção na Osteoporose

 

A Osteoporose é uma doença óssea, que se caracteriza pelo enfraquecimento acentuado dos ossos ao longo do tempo. Ocorre uma diminuição progressiva e acelerada da densidade mineral óssea (DMO), resultante principalmente da perda constante de cálcio durante o envelhecimento. Isto faz com que os ossos fiquem menos resistentes (mais frágeis) e, consequentemente, com maior risco de partirem (fraturas ósseas).

A Osteoporose é uma doença silenciosa, pois não dá sintomas (até suceder a primeira fratura). A prevenção adquire, assim, uma grande importância nesta patologia.

Segundo a APOROS (Associação Nacional Contra a Osteoporose), a cada três segundos acontece uma fratura osteoporótica no mundo inteiro, sendo as mais comuns as do colo do fémur (anca), do punho e da coluna vertebral. Apenas 15% dos doentes com fratura do colo do fémur recuperam totalmente, 40% fica com incapacidade grave (não andam sozinhos) e cerca de 20% morre no primeiro ano após a fratura.

Estima-se, também, que uma em cada quatro mulheres e um em cada cinco homens, aos 50 anos de idade, irão sofrer uma fratura (International Osteoporosis Foundation).

 

Para além da incapacidade decorrente das fraturas surge igualmente a dor, que pode ser aguda ou crónica e que prejudica muito a qualidade de vida destes doentes.

A principal forma de prevenir a Osteoporose é através da ingestão de cálcio e de vitamina D (permite a absorção do cálcio) nas quantidades necessárias, fazendo com que a DMO aumente, os ossos fiquem mais fortes e seja evitada a ocorrência de fraturas.

Idealmente todos deveriam consumir cálcio na quantidade diária recomendada a partir da idade adulta (quando a reabsorção do osso começa a ser superior à sua formação, daí a perda de DMO). Contudo, há casos em que existe maior necessidade de ingerir quantidades mais elevadas de cálcio, tais como a idade avançada, mulheres durante a gravidez e amamentação e na menopausa, doentes medicados por períodos de tempo prolongados com glucocorticoides e anti epitéticos, pessoas com alto consumo de tabaco e álcool e, especialmente, doentes com patologias ósseas ou com maior predisposição para as adquirir.

Produtos: OsteoFlex Nat, Cálcio+Vitamina D.

 

As Plantas Medicinais Indispensáveis para a Saúde Respiratória

 

Existem várias plantas com propriedades terapêuticas relevantes ao nível do aparelho respiratório. No entanto, há algumas que se destacam pela sua eficácia comprovada em diversos estudos clínicos. É o caso do Tomilho (Thymus vulgaris), da Alteia (Althaea officinalis), do Sabugueiro (Sambucus nigra), do Eucalipto (Eucalyptus globulus), do Marroio (Marrubium vulgare), da Hortelã-pimenta (Mentha piperita) e do Anis Verde (Pimpinella anisum).

Todas contribuem para o bom funcionamento do sistema respiratório (nariz, garganta, pulmões, brônquios), responsável por uma função indispensável à vida do ser humano - a respiração (processo através do qual se realizam as trocas gasosas, de oxigénio e dióxido de carbono). Com enormes efeitos medicinais na presença de patologias respiratórias, tornam-se, assim, necessárias à saúde, quer sazonalmente quer, por vezes, cronicamente.

Estas plantas exercem uma ação antisséptica, sendo fundamentais para manter a limpeza e desinfeção de todo o trato respiratório. Tal permite a prevenção de alergias, gripes e constipações e infeções. O Tomilho e o Eucalipto têm, também, um efeito antibacteriano.

Detentoras de propriedades antiespasmódicas e demulcentes, são muito úteis no controlo da tosse. O Eucalipto apresenta, ainda, uma ação balsâmica.

O Tomilho é um excelente expetorante (facilita a expulsão de muco), bem como a Alteia, o Sabugueiro, o Anis Verde, o Marroio e o Eucalipto. São descongestionantes. O Sabugueiro, a Alteia e a Hortelã-pimenta detêm uma ação anti-inflamatória, com particular utilidade na inflamação da garganta, brônquios e seios perinasais.

A toma de suplementos com este tipo de plantas medicinais é bastante benéfica para a saúde respiratória, sobretudo no Outono e no Inverno, não só como prevenção mas também como coadjuvante no tratamento de patologias (asma, bronquite, doença pulmonar obstrutiva crónica - DPOC, rinite e sinusite, enfisema pulmonar, tuberculose, pneumonia).

É de realçar a sua especial importância nos doentes de risco (com doenças crónicas, fumadores e imunodeprimidos - sistema imunitário debilitado), nos hipertensos (não causam aumento da pressão arterial) e nos doentes polimedicados (são seguros e não provocam interações medicamentosas).

Produtos: AlergiNat.

Sensação de Enfartamento - Porque acontece?

O que fazer?

 

A maior parte das pessoas sofre ou já sofreu, em algum momento da sua vida, de indigestão, isto é, dificuldade em fazer corretamente a digestão.

A sensação de enfartamento não é mais do que um sintoma de indigestão. É descrita como um desconforto no estômago, acompanhado ou não de dor e de regurgitação e ardor (azia), podendo surgir pouco tempo depois do início da refeição ou, na maioria das vezes, no final da mesma.

Acontece devido à ingestão de uma quantidade exagerada de alimentos ou devido ao tipo de alimentação. Os alimentos ricos em gordura permanecem mais tempo no estômago porque são mais difíceis de digerir, o que prolonga o processo digestivo. Alimentos picantes, refogados (cebola e tomate) e ácidos também são prejudiciais, assim como bebidas com álcool ou cafeína (aumentam a acidez estomacal) e alguns medicamentos (usados no tratamento da hipertensão e da asma). O stress também pode ser uma fator agravante.

Normalmente verifica-se uma maior prevalência em grávidas e em pessoas com excesso de peso ou obesidade e com distúrbios hepatobiliares (fígado e vesícula biliar).

 

Deve, então, fazer-se refeições ligeiras (evitar ingerir uma grande quantidade de alimentos na mesma refeição), moderar o consumo de alimentos gordurosos e demasiado condimentados e de álcool e café, comer pausadamente, perder peso e evitar a posição sentada ou deitada imediatamente após uma refeição.

A Alcachofra (Cynara scolymus) e o Boldo (Peumus boldus) são excelentes facilitadores da digestão (particularmente das gorduras), pois detêm propriedades digestivas. Contribuem, ainda, para reduzir o inchaço abdominal.

Produtos: Eparmine (Xarope)

Saiba como é constituÍdo o Organismo Humano

bottom of page