top of page

Palmeira da Florida

Serenoa repens

Botanicamente conhecida como Serenoa repens (Saw palmeto, sabal serrulata) é uma palmeira que cresce naturalmente na Flórida, Geórgia e Mississipi. 

O composto terapêutico vem das bagas da planta. A Serenoa Repens é usada principalmente para sintomas urinários associados ao aumento da próstata, também chamado de hiperplasia prostática benigna. 

 

Serenoa Repens também é usada para outras condições médicas, como dor pélvica crónica, desordens da bexiga, diminuição do desejo sexual, perda de cabelo e desequilíbrios hormonais. Vem sendo empregado contra o cancro benigno da próstata, pois evita que a testosterona seja convertida em dehidrotestosterona (DHT), hormona responsável pela multiplicação das células da próstata, que , ocorrem de forma anormal, causando o aumento da mesma.

Passiflora

A planta do maracujá (Passifora) é originária das regiões tropicais e sub-tropicais da América, em especial do México onde era apreciada pelos Astecas devido às suas propriedades sedativas. A utilização clínica da planta do maracujá é recente e data do século XIX, quando foi publicado que possuia propriedades analgégicas e prevenia as insónias, sem efeitos colaterais.

 

Os seus constituintes químicos primários, alcalóides e flavonoides, parecem ser responsáveis pela ação relaxante e anti-depressiva da planta.

 

A Passiflora incarnata é utilizada para induzir o sono e o relaxamento de forma natural, sem causar habituação nem dependência. 

Atua ao nível da espinal medula, provavelmente por interação com recetores das endomorfinas, diminuindo a intensidade dos estímulos externos que chegam ao sistema nervoso  central.

Pau d'Arco

Tecoma violacea

O Pau d´arco (Tecoma violacea) também conhecida por "Ipê-roxo", tem origem na floresta Amazónica e é utilizado há centenas de anos para diversas situações.

 

Possui propriedades anti-inflamatórias, anti-bacterianas, anti-fúngicas, cicatrizantes, revelando-se um antibiótico natural.

 

Tem um efeito adstrigente (antidiarreico, cicatrizante), analgésico, diurético e anticanceroso.

 

Útil em caso de gastrointestinal, cistite, anemia, artrite, doenças da pele, varizes e hemorroidas. Favorece a circulação e age como depurativo, sendo também aconselhado em caso de diabetes e em terapêuticas de doenças neuplásicas.

Pedra Hume Caá

Myrcia citrifoloa

Aralá da Mata ou Pedra Hume Caá (Myrcia citrifoloa). Esta planta é particularmente indicada para o tratamento da Diabetes. 

Conhecida como a insulina vegetal, baixa naturalmente os níveis de glicose no sangue.

 

Estudos revelam que tem uma ação hipoglicemiante.

O Aralá da Mata é também, um tónico cardíaco, contribuindo para a saúde e funcionamento do coração.

 

É hipotensor, reduzindo a hipertensão arterial, e é adstringente, antidiarreico, diurético e anti-hemorrágico, sendo útil no tratamento de problemas renais e nas inflamações do útero, bexiga e intestinos.

Please reload

bottom of page