Vitis vinifera
As folhas da Videira (Vitis vinifera), são ricas em compostos polifenólicos que têm uma ação vasoprotetora.
São usadas na insuficiência venosa crónica, pernas cansadas, varizes e hemorroidas.
Os antocianósidos presentes na folha da Videira possuem uma atividade vitamínica P que ajuda a combater a insuficiência venosa e a fragilidade capilar cutânea.
Os taninos favorecem o retorno venoso, evitando o inchaço, peso e desconforto.
Acetato de retinol
A Vitamina A, uma vitamina lipossolúvel, é fundamental para uma visão saudável, pois atua ao nível da retina.
Esta vitamina estimula o sistema imunitário, aumentando, assim, a resistência a determinados tipos de infeção. Participa na manutenção da integridade da pele, favorecendo a regeneração do tecido epitelial (útil quando existe dificuldade de cicatrização).
Tem igualmente um papel importante ao nível do crescimento e diferenciação celular.
Estas vitaminas são hidrossolúveis. Assim sendo, permanecem menos tempo no organismo humano do que as lipossolúveis, o que faz com que tenham que ser repostas mais frequentemente (sofrem metabolização e excreção rápidas visto serem solúveis em água).
As Vitaminas do Complexo B atuam, muitas vezes, sinergicamente, isto é, a presença de umas potencia a ação de outras.
Todas elas desempenham funções ao nível do sistema nervoso e de determinadas reações metabólicas.
Ácido L-ascórbico
É uma vitamina hidrossolúvel.
É obtida unicamente através da ingestão de alimentos que a contêm, sendo, portanto, essencial na dieta alimentar.
Destacam-se os frutos (os citrinos, em particular) e os vegetais, que fornecem cerca de 95% das necessidades diárias. No entanto, também está presente no leite, fígado e peixe.
A vitamina C é muito conhecida pela sua capacidade em fortalecer o sistema imunitário e combater as mais diversas infeções.
A presença de ácido ascórbico é imprescindível para que ocorra a síntese de colagénio, proteína muito importante do tecido conjuntivo.
A vitamina D é lipossolúvel e encontra-se principalmente disponível sob a forma de vitamina D2(ergocalciferol) e D3 (colecalciferol). No entanto, alguns estudos revelam que a vitamina D3 é a que apresenta uma maior afinidade de ligação aos Recetores da Vitamina D (VDRs), o que a torna mais eficaz na manutenção dos níveis de cálcio.
A vitamina D3 é sintetizada na pele, pela ação da radiação ultravioleta (UV B), sendo convertida em calcitriol (1,25-dihidroxicolecalciferol - forma biologicamente ativa da vitamina D3). A deficiência desta vitamina é comum na idade avançada, devido à reduzida exposição solar, às carências alimentares e à perda progressiva da capacidade de síntese da mesma, característica do processo de envelhecimento.
Acetato de DL-alfa tocoferol
A forma mais comum e mais potente da vitamina E é o alfa-tocoferol.
É uma vitamina lipossolúvel, o que permite a sua acumulação nas membranas das células, que são constituídas maioritariamente por ácidos gordos.
É um poderoso antioxidante. Protege as membranas das células contra o processo de lipoperoxidação. Mantendo a sua integridade, protege, também, todo o conteúdo intracelular da ação nefasta dos radicais livres (moléculas altamente reativas).
Impede a formação de produtos tóxicos resultantes das reações de oxidação que ocorrem no organismo.
Confere proteção contra doenças cardiovasculares, pois diminui os efeitos nocivos do LDL-colesterol (“mau colesterol”) e evita a formação de coágulos sanguíneos.
Vitamina PP