O que é a Zona?
A Zona (designação pela qual é vulgarmente conhecida) é uma doença resultante da reativação do vírus herpes zoster, isto é, o vírus responsável pela varicela.
Após ocorrer a varicela, este vírus mantém-se latente ("adormecido") no organismo humano. Contudo, pode vir a manifestar-se anos mais tarde sob a forma de Zona.
Geralmente, no início, surge uma erupção cutânea avermelhada, constituída por vesículas (bolhas com líquido) de pequenas dimensões que depois alastram, secam e evoluem para crostas.
A forma como as lesões na pele se vão espalhando pode assemelhar-se a uma cobra, daí esta patologia poder ser também popularmente chamada de "cobrão".
Outros sintomas muito característicos são a comichão e a sensação de calor e de picadas na área afetada, bem como uma dor muito intensa associada à inflamação do nervo onde o vírus se encontra alojado.
A razão do vírus herpes zoster poder ser reativado é o enfraquecimento do sistema imunitário.
A Zona é, então, muito mais frequente nas pessoas com uma idade mais avançada, principalmente a partir dos 50 anos (Organização Mundial de Saúde - OMS).
FÓRUM SAÚDE


Clique e peça conselhos de Saúde e Nutrição.
Com a parceria do Atelier de Motricidade e Educação Postural
A ProduNats criou um espaço a pensar em si. Aqui pode obter todas as informações que desejar.
A ProduNats disponibiliza profissionais da área da saúde que o podem aconselhar ou esclarecer.


Joanete ou Hallux valgus
Os pés exercem um papel bastante relevante para o Homem, impulsionando o seu corpo durante a marcha e, em simultâneo, permitindo a acomodação a diversos tipos de solo e distribuindo apropriadamente o seu peso para conseguir manter o equilíbrio.
Em latim, Hallux significa dedo grande do pé e valgus refere-se ao desvio (afastamento) relativamente ao eixo do corpo.
O joanete, designação comum para Hallux valgus, é, então, uma proeminência óssea (na articulação metatarso falângica) derivada da deformação do primeiro dedo ou dedo grande do pé, em que ocorre um desvio do mesmo em direção aos restantes dedos do pé.
É uma das patologias mais comuns nos pés na idade adulta, tendo uma prevalência muito maior nas mulheres do que nos homens.
Os principais fatores de risco são a hereditariedade, a existência de doenças reumáticas (artrite reumatoide, lúpus, gota, artroses), o uso continuado de sapatos de salto alto e de calçado estreito na ponta ou demasiado apertado, a fragilidade dos músculos e tendões do pé e o chamado "pé chato".
Saiba como é constituÍdo o Organismo Humano

As Funções do Crómio no Organismo Humano
O Crómio é um dos 21 minerais considerados essenciais à saúde, não podendo este ser sintetizado pelo organismo humano.
Como tal, só é possível obter Crómio através da alimentação ou da suplementação alimentar.
Os alimentos mais ricos neste mineral são a levedura de cerveja, o ovo (gema), os cereais integrais, os cogumelos e as vísceras.
Verifica-se um défice maior de Crómio, em especial, nos idosos (redução da ingestão alimentar e da capacidade de absorção) e nas pessoas que praticam exercício físico intenso (aumento da excreção). O consumo de alimentos processados e ricos em gordura, assim como o empobrecimento dos solos também são fatores que contribuem para a sua falta.
A principal função do Crómio é potenciar a ação da insulina, hormona responsável pela entrada da glicose no interior das células e sua respetiva utilização e gasto como fonte de energia (impedindo que a glicose fique armazenada sob a forma de gordura). Isto faz com que não haja picos glicémicos e os níveis de açúcar no sangue se mantenham normais e constantes ao longo do tempo.
Pode, igualmente, dever-se à presença de doenças imunossupressoras (sida ou cancro, por exemplo), ao tratamento com agentes terapêuticos imunossupressores (corticosteroides, quimioterapia ou radioterapia) ou, até mesmo, ao stress.
Uma das principais complicações desta doença é a nevralgia pós-herpética, ou seja, a persistência de dor incapacitante durante meses ou anos após o aparecimento da Zona. Outra é a possibilidade de cegueira quando a região afetada é o olho.
É, assim, fundamental fortalecer o sistema imunitário, quer na prevenção da Zona quer durante o seu tratamento.
Produtos: Alho, AntiOxi Nat, Aloé Vera.
Sugestões mensais
Numa fase inicial, o joanete pode ser assintomático mas, com a progressão da deformação do dedo grande do pé, este começa a empurrar os restantes dedos, podendo chegar até a sobrepor-se ou a ficar debaixo destes. Isto irá comprometer a normal distribuição do peso nos pés, que, consequentemente, pode provocar danos em várias articulações do corpo.
Para além disso, podem surgir alterações na marcha e no equilíbrio e aumentar o risco de quedas (em particular nos idosos).
Outro sintoma deveras incapacitante é a dor. Esta pode ser resultado da pressão exercida no joanete pelo calçado e agravada pela criação de calos por causa do atrito constante nessa zona. Pode dever-se, também, à inflamação da articulação envolvida, que provoca inchaço, vermelhidão, calor e dor acentuada.
Sendo assim, é necessária a utilização de substâncias com forte poder anti-inflamatório e analgésico e que protejam e fortaleçam os ossos e as articulações, para tratar e garantir uma boa qualidade de vida às pessoas com este problema de saúde.
Produtos: OsteoFlex, Boswelia + Curcuma, Harpago.
Tal facto reduz significativamente a vontade exagerada de comer doces e evita igualmente que ocorram acessos repentinos de fome (controla o apetite).
O Crómio contribui para a diminuição da gordura corporal (no abdómen, inclusive) e para a tonificação dos músculos (aumento da massa muscular). Também ajuda a baixar os níveis de colesterol e o peso e previne a perda de sensibilidade à insulina.
O Crómio é, então, extremamente importante na prevenção e no tratamento da Diabetes mellitus e da obesidade e pode ser benéfico nas doenças cardiovasculares.
Melhora, ainda, o bom funcionamento e o equilíbrio de todo o organismo.