As Principais Consequências de Dormir Mal

 

Dormir bem é indispensável à saúde porque é durante o sono que acontecem diversos processos metabólicos, cuja alteração pode conduzir a um desequilíbrio do organismo.

De acordo com um estudo realizado pela Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono (APCMS), a maioria dos adolescentes (67%) não dorme as horas suficientes para a sua idade e cerca de 1/4 dorme menos de sete horas por noite. Tal facto pode acarretar consequências como insucesso escolar, irritabilidade, dificuldades de memória, concentração e aprendizagem.

Tem-se verificado, ainda, que os acidentes de viação causados pela privação do sono apresentam, geralmente, maior gravidade do que os provocados pelo excesso de álcool. (APCMS)

Algumas funções do sono são a conservação das aptidões cognitivas (aprendizagem, concentração, consolidação da memória), a reparação e a renovação das células (restauração dos tecidos), o fortalecimento do sistema imunológico, a produção de hormonas (hormona do crescimento, insulina) e o relaxamento dos músculos.

 

FÓRUM SAÚDE

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Para o Momento dos Exames e Avaliações Académicas

 

Na época de exames, ocorre uma sobrecarga intelectual devido à exigência de um esforço cerebral maior.

Há uma alta atividade do cérebro pelos momentos de estudo intenso, fazendo com que este fique sobrecarregado e cansado e, como consequência, precise de mais energia.

Nesta fase é necessário conseguir assimilar uma grande quantidade de informação num curto espaço de tempo. Requer- se, portanto, uma maior capacidade de aprendizagem, uma memória mais eficaz, uma concentração mais elevada e um raciocínio mais rápido.

Face a todos estes requisitos é aconselhável a ingestão de suplementos vitamínicos e minerais para prevenir um desgaste excessivo do sistema nervoso e maximizar o rendimento intelectual.

São de salientar a Geleia Real, o Ginseng (Panax ginseng), a Ginkgo (Ginkgo biloba) e as vitaminas do complexo B.

Saiba como é constituÍdo o Organismo Humano

O Aumento da Vontade de Comer no Inverno

 

No Inverno, com a chegada do tempo frio, o corpo humano necessita de se esforçar para conseguir manter a temperatura corporal adequada (37oC em média), de forma a manter-se saudável. Para tal, reage acelerando o seu metabolismo.

Com esta aceleração metabólica (para produzir mais calor) ocorre um maior dispêndio de energia. Logo, surge a necessidade de ingerir uma quantidade mais elevada de calorias, daí o aumento de apetite sentido nesta altura do ano.

Sendo assim, é natural que haja uma maior ingestão de alimentos. No entanto, há que proceder a uma seleção adequada de alimentos saudáveis para evitar o aumento indesejado de peso, a acumulação de gordura (geral e localizada) ou, até mesmo, o aparecimento ou agravamento de problemas de saúde (hipercolesterolémia - colesterol alto - ou Diabetes mellitus, por exemplo). Devem, então, evitar-se alimentos ricos em gorduras (principalmente as saturadas) e em açúcar para colmatar a necessidade aumentada de energia.

Outro aspeto que contribui para o aumento da vontade de comer (especialmente doces) no Inverno, é o facto de haver muito menos luz solar.

A ausência de Sol provoca uma diminuição da produção de serotonina no cérebro, o principal neurotransmissor que regula o humor e promove a sensação de bem-

A Geleia Real é bastante nutritiva e rica em acetilcolina, sendo muito útil na atividade cerebral e na recuperação do cansaço. O Ginseng é estimulante e melhora a vitalidade, a concentração e a agilidade mental. A Ginkgo é uma planta medicinal de excelência para as faculdades cognitivas, pois ativa a circulação sanguínea e a oxigenação do cérebro (particularmente em associação com o Ginseng). As vitaminas do complexo B detêm propriedades muito benéficas para a saúde do sistema nervoso (intensificação da memória, controlo da ansiedade, nutrição e proteção das células nervosas).

São, ainda, bastante utilizados o Guaraná (Paulinia cupana) - é estimulante e energético e aumenta a resistência a esforços mentais -, a Noz de Cola (Cola nitida) - é um estimulante cerebral, tonifica o sistema nervoso e melhora a concentração - , o Bitartarato de colina e o Inositol (favorecem a transmissão dos impulsos nervosos).

O Alecrim (Rosmarinus officinalis) também pode ser vantajoso para a memória e a fadiga mental.

A Lecitina de Soja tem vindo a adquirir cada vez mais importância para a saúde e o desempenho do sistema nervoso, pelas suas propriedades terapêuticas a este nível. Aumenta a quantidade de acetilcolina (neurotransmissor) no cérebro, ampliando as funções cognitivas.

O Magnésio é um mineral extremamente útil e importante para o bom funcionamento do sistema nervoso, assegurando a integridade do mesmo.

Produtos: CerebroNat, MemoNat, Lecitina de Soja. 

 

-estar. Estando esta presente em menor concentração, gera tristeza, melancolia, perda de interesse e de energia, sono irregular, irritabilidade e dificuldades na memória e na concentração. Há, assim, uma maior tendência para originar estados depressivos ou agravar depressões já existentes.

É crucial ter alguns cuidados para conseguir manter o peso, um corpo firme e uma boa disposição, mesmo na época fria do ano.

Produtos: DiabetNat (Cáps. e Xar.), Lecitina de Soja, AlegruNat.

Sendo assim, a privação do sono pode ter consequências negativas para a saúde, quer a curto quer a longo prazo. Pode surgir menor vitalidade física, cansaço, alterações de humor, redução da produtividade, envelhecimento precoce, raciocínio lento, distúrbios na função motora, alteração do equilíbrio, fraca capacidade de resposta, maior propensão a infeções e risco aumentado de desenvolver patologias como obesidade, hipertensão arterial, Diabetes mellitus, doenças cardiovasculares e neurológicas.

Um sono de qualidade, tranquilo e reparador, contribui para o restabelecimento fisiológico e psicológico do ser humano. Dormir bem é, portanto, fundamental para manter uma boa saúde e melhorar a qualidade de vida.

Produtos: SomnuNat.

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